Como é feito
o exame?

A Polissonografia é realizada durante toda a noite e o paciente chega ao Laboratório do Sono 30 a 60 minutos antes da hora habitual de dormir. Deverá trazer objetos de uso pessoal, que habitualmente utiliza quando se ausenta de sua residência. Um técnico de nossa equipe encaminha o paciente ao quarto, onde lhe mostrará os equipamentos e responderá todas as suas dúvidas. No dia em que se realiza o Estudo do Sono é importante evitar cafeína (café, chá, refrigerantes e chocolates) e não dormir durante o dia. Se necessário, e sob supervisão médica, será solicitado que o paciente suspenda o uso – durante o período prévio ao exame – de medicações hipnóticas, sedativas e antidepressivas. Esta medida é adotada para que os resultados do Estudo do Sono possam ser fidedignos e interpretados corretamente. Por volta das 7 horas da manhã, o paciente será acordado, dando-se por encerrado o exame. O Teste das Latências inicia logo após o despertar e consiste de 5 períodos com duração de 2 horas nos quais o cliente terá 20 minutos para adormecer. Caso isso não aconteça o primeiro teste é terminado e o segundo ocorrerá 2 hs após o inicio do primeiro.


Quem realiza e quem avalia o exame?

O exame é executado por técnico habilitado que, enquanto o paciente dorme, permanece acompanhando os registros do equipamento de Polissonografia. Posteriormente, o exame é avaliado por um medico qualificado em Medicina do Sono.


O que acontece após
o estudo do sono?

O Estudo do Sono será entregue ao paciente ou ao seu medico por via direta, tele-entrega ou por internet. Após o Estudo do Sono, o paciente deverá retornar ao seu médico, visando a discussão dos resultados e, se for o caso, receber o tratamento adequado. Caso outros procedimentos sejam necessários para estabelecer o diagnóstico e avaliar o tratamento, o médico responsável pelo Sonolab fica à disposição para quaisquer esclarecimentos decorrentes do exame.


Sobre o idealizador
e médico responsável
pelo Sonolab

Dr. Geraldo Nunes Vieira Rizzo

Especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono
Membro da Associação Brasileira de Neurologia
Membro da Associação Brasileira de Neurofisiologia Clínica
Membro da Associação Brasileira de Sono
Membro da Academia Americana de Sono
Representante do Brasil no Capítulo Latinoamericano de Neurofisiologia Clínica
Diretor do Sonolab – Laboratório de Sono em Porto Alegre – Brasil
Acesse o CV completo aqui.


O Sonolab se localiza no Centro Clínico do Hospital Moinhos de Vento (rua Ramiro Barcelos 910/204) você encontrará estacionamento fácil com a empresa terceirizada desse hospital.

Você deve chegar no horário determinado e é liberado no outro dia entre 7-8 hs da manhã. Entre as 18 e às 20:30 horas o Laboratório fica fechado. Por isso é importante que confirme sua presença com antecedência de pelo menos 24 horas. Ao chegar, você será preparado pela técnica com colocação de eletrodos e preenchimento de questionários, caso já não o tenha preenchido em casa.

Seu exame tem um prazo máximo de entrega de 7 dias, mas normalmente fica pronto em 2-3 dias. Caso queira, pode receber o resultado por email, bastanto que solicite isso à recepcionista. Caso contrário ela lhe avisará assim que o exame estiver pronto.

O exame é realizado por um Técnico em Polissonografia e interpretado por um Médico especialista em Medicina do Sono.

Itens que você deve trazer

Pijama, de preferência com botões na parte superior para facilitar acolocação de eletrodos e cintas respiratórias; chinelo, ítens de higiene pessoal, toalhas e sabonete, (caso queira tomar banho e não opte pelo kit de banho que é oferecido).

Preparação

Informe-se com seu médico sobre os medicamentos que vem usando. O ideal é que o exame seja feito sem que o cliente esteja usando medicação psicotrópica (com efeito no Sistema Nervoso Central) como ansiolíticos ou calmantes, antidepressivos, hipnóticos ou remédios para dormir.

- Venha de banho tomado, com o cabelo limpo e seco;
- Venha alimentado como de costume, mas evite álcool ou cafeinados (café, refrigerantes, chimarrão, chá preto ou chá verde)
- Não use gel, fixador ou outros produtos no cabelo;
- Aos homens se solicita estar com a barba feita ou se usar barba longa apará-la no queixo e pescoço
-Às mulheres se solicita evitar esmalte nas unhas

Sobre o teste

A Polissonografia é o registro de múltiplas variáveis do sono por gráficos que incluem, atividade cerebral, movimentos oculares, batimentos cardíacos, atividade muscular, movimentos de pernas, movimentos respiratórios, fluxo de ar pelo nariz e boca, registro da oxigenação no sangue. Além disso acompanhamos o cliente com video para registro de movimentos ou comportamentos anormais durante o sono.

Não administramos remédio para dormir. Você pode trazer livro ou rádio, mas dispomos de TV (canais abertos) no quarto para lhe ajudar a relaxar. Apesar de lhe oferecermos WiFi gratuito não recomendamos que traga notebooks, tablets ou fique acessando seu telefone celular antes de dormir.

Questione a recepcionista sobre a possibilidade de receber um café da-manhã.

Lembre-se que o exame, como qualquer outro, tem suas indicações. Muitas vêzes um exame mal indicado fornece resultados aquém de suas expectativas.

Por razões éticas não emitimos pareceres ou opiniões, quer sobre o resultado quer sobre o tratamento. Caso esse seja seu desejo você deverá marcar consulta com nosso médico.

Se houver dúvidas ligue para o Sonolab +55-51-33119521.

Mais detalhes sobre
o dia do exame


Por favor faça download dos documentos abaixo anteriormente a sua visita ao Sonolab. Por favor traga consigo a Escala de Epsworth e Contrato de Serviço preenchidos.

Escala de Sono de Epsworth

Checklist do Paciente

Contrato de Serviço

Download de documentos