Apnéia do Sono

Apnéia significa sem ar ou parada da respiração. Apneia do sono é um transtorno respiratório, que acontece enquanto dormimos, caracterizado por interrupções breves e repetidas da respiração (com duração de pelo menos 10 segundos numa freqüência maior que 5 episódios por hora de sono).


A causa mais comum é a genética (formato da face, lingua, pescoço). Entretanto obstruções da orofaringe como amígdalas, relaxamento de estruturas por drogas com efeito miorrelaxante e sobrepeso sempre são considerado

Causa


A passagem de ar pela garganta encontra-se obstruída pelo relaxamento dos músculos. A sua duração varia de 10 a 90 segundos.

Por que Apnéia Obstrutiva?


aumento da pressão arterial, alteração do ritmo do coração, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral e sonolência diurna excessiva. Essas complicações acontecem devido às alterações no sono (microdespertares), à respiração e à oxigenação do sangue.

Quais as conseqüências da Apnéia do Sono?


Você sabia que 54% dos acidentes de trânsito ocorrem por sonolência causada pela privação do sono de forma aguda ou crônica?- Você sabia que 24% dos acidentes domésticos são causados por sonolência?- Você sabia que levantar várias vezes durante a noite para urinar, pode ser causado pela Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono?- Você sabia que a perda de memória, a diminuição de concentração, a queda do desejo sexual, a irritabilidade e a dor de cabeça ao despertar podem ser conseqüência da Apnéia Obstrutiva do Sono?

Curiosidades


Apnéia do Sono Diurnos: sonolência, dificuldade de concentração, irritabilidade, sintomas de depressão, diminuição da libido

Apnéia do Sono Noturno: ronco, apnéia observada, sufocamento, sudorese, noctúria

Sintomas


Inicialmente deve-se procurar um médico para que seja feita uma avaliação. Caso seja confirmada a suspeita, ele indicará um médico especialista em distúrbios do sono, que realizará um Polissonografia (o exame utilizado para o diagnóstico dos transtornos de sono, entre eles a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono).

Diagnóstico


O paciente dorme uma noite no Laboratório do Sono (hospital ou clínica), que é um local apropriado para a realização desse exame. Registram-se múltiplas variáveis avaliando o funcionamento do cérebro, do coração, da respiração e da oxigenação durante o sono.

Como a Polissonografia é realizada?


Sim. O tratamento depende da gravidade da doença, ou seja, se a doença for leve, o tratamento pode ser conservador com medidas de higiene do sono, perda de peso (em caso de peso excessivo), mudança de decúbito. Outros tratamentos incluem fisioterapia, aparelho intra-oral avançador de mandíbula e cirurgia.Nas formas da doença, de moderada à grave, é usado um aparelho chamado CPAP (Pressão Positiva Contínua de Ar) durante o sono. Este aparelho é utilizado por meio de uma máscara nasal, bucal ou facia onde a pressão de ar positiva mantém as vias aéreas desobstruídas.

Caso se confirme o diagnóstico, existe tratamento?


Existem alguns medicamentos que parecem aumentar o tônus muscular da orofaringe e dessa forma melhoram o problema.

Existe tratamento com remédio?


Inicialmente pode-se afirmar que a qualidade de vida continuará muito ruim. Além disso, existem as complicações cardiovasculares que podem ocorrer, e também a sonolência excessiva que aumenta muito os riscos de acidentes de trânsito e de trabalho.

E se não tratar, o que acontece?