Insônia

A insônia ocorre em cerca de 24% da população. Considera-se que 54% da população já viveu, em algum momento de sua vida, a experiência da insônia.Existem duas categorias de insônia: a aguda e a crônica.

A insônia aguda é causada por situações súbitas, tais como: perda de um amigo ou ente querido, separação conjugal, perda de emprego, etc.

A insônia crónica é a mais frequente. Existem três tipos de insônia crônica:- Insônia Inicial – dificuldade de iniciar o sono;- Insônia de Manutenção – dificuldade de manter-se dormindo, onde geralmente acorda-se no meio da noite, não conseguindo retornar ao sono;- Insônia Terminal – despertar precoce, onde não se consegue também retornar ao sono. A insônia por muitos é considerada um sintoma e por outros uma doença.


Causa

Existem vários fatores que podem causar a insônia. Como exemplo podemos citar: maus hábitos, medicamentos, depressão, etc.


Tratamento

A insônia aguda deve ser tratada o mais precoce possível, porque a resposta ao tratamento na maioria dos casos é rápida e satisfatória. O tratamento costuma ser comportamental e farmacológico.