Trata-se de uma experiência inesquecível de paralisia parcial ou total, durante alguns segundos ou minutos e que ocorre na transição sono-vigília. A paralisia que evita a abertura ocular e o movimento de extremidades pode ser acompanhada por uma sensação de incapacidade de mover, falar e acordar. A respiração não é paralisada. Após o ataque de paralisia do sono  o indivíduo sente-se inteiramente normal. Tal sintoma costuma fazer parte do quadro de Narcolepsia mas pode ocorrer isoladamente.

O que é a Paralisia do Sono?


Trabalho em turnos é considerado um distúrbio de sono pois o sono diurno não tem a mesma qualidade nem a mesma quantidade que o noturno. O número de horas de sono varia conforme a faixa etária, mas em geral espera-se que o adulto jovem durma entre 7-8 hs/noite.

Eu trabalho durante a noite de 00:00 até as 08:00 e gostaria de saber quantas horas de sono seria necessário para dormir sem que prejudicasse a minha saúde e também em relação a minha alimentação.


A gestante tem mais insônia que a mulher não grávida, mas isso não quer dizer que você tem que passar os 9 meses dormindo pouco ou dormindo mal. Sugiro que consulte um especialista em medicina do Sono.

Tenho 30 anos e estou grávida de 16 semanas e tenho dificuldades para dormir. Estou dormindo quase todos os dias às cinco da manhã e sinto muitas dores de cabeça.


Existe uma boa possibilidade de que isso represente Síndrome do Pânico, refluxo gastresofágico ou transtorno de ansiedade e todos podem ser desencadeados pela ingestão de álcool.

No dia seguinte após ingestão de bebida alcoólica acordo apavorado várias vezes na noite, sinto como se faltasse oxigenação no cérebro e mãos dormentes, acordo buscando o ar.


Sugiro que você realize uma consulta antes do exame para evitarmos essa possibilidade. Nem sempre a polissonografia está indicada.

Preciso fazer uma polissonografia pois apresento insônia crônica, mas tenho medo de não dormir no exame.


São várias as regiões do cérebro responsáveis pelo sono, mas as mais importantes são a glândula pineal, o hipotálamo, o núcleo supraquiasmático e o tronco cerebral.

Qual a parte do cérebro responsável pelo sono?


Quando o indivíduo usando CPAP apresenta eventos respiratórios de tipo central ou desenvolve um padrão do tipo Cheyne-Stokes, costumamaos dizer que tal indivíduo apresenta Apnéia Complexa. 1/3 dos pacientes com Apnéia Complexa têm insônia de manutenção e a prevalência dessa síndrome é de cerca de 15% da população com Distúrbio respiratório do Sono.

O que é Apnéia Complexa?


Débito de sono se resolve dormindo. Existem drogas para diminuir o sono mas te aconselho a consultar um especialista em Medicina do Sono antes de usar qualquer droga. Café, chimarrão, refrigerantes são estimulantes naturais e que diminuem o sono.

Durmo em média 6 horas por noite. Durante o dia sinto sono excessivo e pois tenho uma jornada de trabalho de percurso em média de 15h por dia. Tem alguma vitamina, fruta, suco, erva, que possa  me dar mais energia?


Arritmias não são mais freqüentes durante o sono. Entretanto o aparecimento ou agravamento de arritmias em sono deve nos fazer pensar na possibilidade de Síndrome das Apnéias de Sono. Nessa doença há uma redução do nível de testosterona. Portanto o importante é fazer uma avaliação do sono para se obter o diagnóstico e tratamento corretos.

Desejo saber porque as arritmias cardíacas são mais freqüentes durante o sono e se existe relação com o nível de testosterona no sangue.


Após o almoço existe uma pressão maior de sono em todos nós. Entretanto, sonolência excessiva deve ser investigada e o controle vai depender do resultado dessa investigação.

Existem técnicas para controlar o sono após o almoço?


A parassonia sexual foi descrita recentemente por Carlos Schenk e seu grupo em Minneapolis. Ocorrem atos sexuais (masturbação, relação sexual, etc) durante a noite e o individuo não lembra do episódio ao acordar. É menos comum que as outras parassonias mas vários casos já foram estudados. Pesquise em sexual parasomnia e leia os artigos de Schenk and Mahowald.

O que é parassonia sexual? Como isto ocorre? Existe algum caso que tenha chegado à público?