O que é Sonambulismo?
Na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, o Sonambulismo está classificado entre os Distúrbios do Acordar, caracterizando-se por uma série de comportamentos complexos iniciados na fase de sono profundo, em geral no primeiro terço da noite e que resultam em deambulação.
São critérios mínimos para classificarmos alguém como sonâmbulo os seguintes:
1. Caminhar durante o sono
2. Início antes da puberdade
3. Dificuldade em ser acordado durante o episódio.
4. Não lembrar do episódio.
Os episódios de sonambulismo iniciam-se com movimentos corporais, seguidos do sentar-se abruptamente na cama, realizar atos motores grosseiros, automáticos que freqüentemente progridem para o levantar-se da cama e deambular. Outros atos motores podem ocorrer, como vestir-se, abrir portas, janelas e gavetas ou mesmo sair de casa, alimentar-se, urinar, etc. A coordenação no início dos episódios é pobre mas pode se tornar mais complexa. A expressão facial é estática e o indivíduo geralmente mantém os olhos abertos e fixos. As vezes os pacientes podem escorregar ou perder o equilíbrio e machucar-se especialmente ao descer escadas ou pular janelas.
Os episódios poder durar de segundos a minutos e podem ocorrer várias vezes por semana.
A evolução do sonambulismo é benigna, exceto nos casos de acidentes. Esse distúrbio pode durar vários anos e não leva a nenhuma alteração do comportamento durante a vigília. É um distúrbio autolimitado e que não predispõe a outras patologias. Cerca de 10% das crianças apresentam sonambulismo uma vez por semana e 20 a 25% apresentam uma vez ao ano.
Não existe uma causa definida para o sonambulismo mas existem hipóteses como atraso maturativo, causa psicológica e despertar incompleto, conceito baseado na polissonografia. Parece haver um componente genético nesse distúrbio de sono pois parentes de sonâmbulos tem maior incidência dessa alteração do que a população geral.
Tratamento medicamentoso não deve ser utilizado rotineiramente. O uso de diazepam em pequenas doses ao deitar é reservado para casos severos e por períodos curtos. A droga suprime estágios de sono profundo. Entretanto, recomenda-se tratamento quando: o comportamento do sonâmbulo é violento ou pode causar ferimentos; perturba outros membros da família ou resulta em sonolência excessiva diurna.
Esta doença é freqüentemente vista em crianças mais velhas e pode variar de um simples levantar da cama e caminhar pelo quarto até ações prolongadas e complexas tais como ir até outra parte da casa ou mesmo sair de casa. Um sonâmbulo poderá algumas vezes falar mas é pouco provável que sua conversa seja claramente entendida. Algumas vezes comportamentos complicados acontecem durante um episódio de sonambulismo (ex: reordenar a mobília) mas essa atividades são geralmente sem propósito. Se por um lado ferimentos durante episódio de sonambulismo são pouco freqüentes, os sonâmbulos muitas vezes se colocam numa via perigosa tais como caminhar fora de casa, caminhar de pijama ou camisola na rua no invernoEm crianças, o número de eventos tende a diminuir com a idade embora possa ocasionalmente persistir na vida adulta ou mesmo se originar durante a vida adulta. Os episódios de sonambulismo são geralmente breves, durando somente 5 a 15 minutos. Geralmente acontece na primeira metade da noite. Quando ocorre, a criança ou acordará parcialmente ou completamente. Ela pode parecer confusa ou desorientada e se ela estiver somente metade acordada os familiares poderão ter trabalho tentando acordá-la. A criança tipicamente irá cair no sono rapidamente e não lembrará do acontecido.
O sonambulismo não é muito comum após a infância e por isso adulto sofrendo desse distúrbio deveria procurar avaliação médica. Na maioria dos casos nenhum tratamento é necessário. O sonâmbulo e a família devem ser assegurados que esses acontecimentos raramente indicam qualquer problema médico ou psiquiátrico sério subjacente.
Trata-se de uma experiência inesquecível de paralisia parcial ou total, durante alguns segundos ou minutos e que ocorre na transição sono-vigília. A paralisia que evita a abertura ocular e o movimento de extremidades pode ser acompanhada por uma sensação de incapacidade de mover, falar e acordar. A respiração não é paralisada. Após o ataque de paralisia do sono o indivíduo sente-se inteiramente normal. Tal sintoma costuma fazer parte do quadro de Narcolepsia mas pode ocorrer isoladamente.
O que é a Paralisia do Sono?
Trabalho em turnos é considerado um distúrbio de sono pois o sono diurno não tem a mesma qualidade nem a mesma quantidade que o noturno. O número de horas de sono varia conforme a faixa etária, mas em geral espera-se que o adulto jovem durma entre 7-8 hs/noite.
Eu trabalho durante a noite de 00:00 até as 08:00 e gostaria de saber quantas horas de sono seria necessário para dormir sem que prejudicasse a minha saúde e também em relação a minha alimentação.
A gestante tem mais insônia que a mulher não grávida, mas isso não quer dizer que você tem que passar os 9 meses dormindo pouco ou dormindo mal. Sugiro que consulte um especialista em medicina do Sono.
Tenho 30 anos e estou grávida de 16 semanas e tenho dificuldades para dormir. Estou dormindo quase todos os dias às cinco da manhã e sinto muitas dores de cabeça.
Existe uma boa possibilidade de que isso represente Síndrome do Pânico, refluxo gastresofágico ou transtorno de ansiedade e todos podem ser desencadeados pela ingestão de álcool.
No dia seguinte após ingestão de bebida alcoólica acordo apavorado várias vezes na noite, sinto como se faltasse oxigenação no cérebro e mãos dormentes, acordo buscando o ar.
Sugiro que você realize uma consulta antes do exame para evitarmos essa possibilidade. Nem sempre a polissonografia está indicada.
Preciso fazer uma polissonografia pois apresento insônia crônica, mas tenho medo de não dormir no exame.
São várias as regiões do cérebro responsáveis pelo sono, mas as mais importantes são a glândula pineal, o hipotálamo, o núcleo supraquiasmático e o tronco cerebral.
Qual a parte do cérebro responsável pelo sono?
Quando o indivíduo usando CPAP apresenta eventos respiratórios de tipo central ou desenvolve um padrão do tipo Cheyne-Stokes, costumamaos dizer que tal indivíduo apresenta Apnéia Complexa. 1/3 dos pacientes com Apnéia Complexa têm insônia de manutenção e a prevalência dessa síndrome é de cerca de 15% da população com Distúrbio respiratório do Sono.
O que é Apnéia Complexa?
Débito de sono se resolve dormindo. Existem drogas para diminuir o sono mas te aconselho a consultar um especialista em Medicina do Sono antes de usar qualquer droga. Café, chimarrão, refrigerantes são estimulantes naturais e que diminuem o sono.
Durmo em média 6 horas por noite. Durante o dia sinto sono excessivo e pois tenho uma jornada de trabalho de percurso em média de 15h por dia. Tem alguma vitamina, fruta, suco, erva, que possa me dar mais energia?
Arritmias não são mais freqüentes durante o sono. Entretanto o aparecimento ou agravamento de arritmias em sono deve nos fazer pensar na possibilidade de Síndrome das Apnéias de Sono. Nessa doença há uma redução do nível de testosterona. Portanto o importante é fazer uma avaliação do sono para se obter o diagnóstico e tratamento corretos.
Desejo saber porque as arritmias cardíacas são mais freqüentes durante o sono e se existe relação com o nível de testosterona no sangue.
Após o almoço existe uma pressão maior de sono em todos nós. Entretanto, sonolência excessiva deve ser investigada e o controle vai depender do resultado dessa investigação.
Existem técnicas para controlar o sono após o almoço?
A parassonia sexual foi descrita recentemente por Carlos Schenk e seu grupo em Minneapolis. Ocorrem atos sexuais (masturbação, relação sexual, etc) durante a noite e o individuo não lembra do episódio ao acordar. É menos comum que as outras parassonias mas vários casos já foram estudados. Pesquise em sexual parasomnia e leia os artigos de Schenk and Mahowald.
O que é parassonia sexual? Como isto ocorre? Existe algum caso que tenha chegado à público?